Constelações individuais
As Constelações Familiares permitem olhar para as dinâmicas dos sistemas, seus "emaranhamentos sistêmicos" , suas "lealdades invisíveis" as quais formam vínculos inconscientes que atuam em uma dimensão além da consciência pessoal, mas que seus efeitos são sentidos e vividos por todos os indivíduos pertencentes ao sistema.
O procedimento das Constelações Familiares no trabalho individual, é o de substituir os representantes, do trabalho em grupo, por outros materiais de apoio (bonecos, papéis, etc…)
O trabalho permanece baseado na vivência imediata do campo fenomenológico e na estrutura sistêmica da família do cliente, seu clã, o atual e de seus antepassados.
Relações familiares de muitas gerações anteriores, histórias de fortalecimento e histórias de emaranhamentos e enfraquecimentos.
Indicado no trabalho com casais que, em seus conflitos conjugais, trazem seus emaranhamentos familiares revivendo-os inconscientemente.
Através das imagens internas do cliente, o terapeuta buscará as imagens de solução, baseadas nas "ORDENS DO AMOR" , de Bert Helinger e, os sistemas podem resgatar os movimentos de liberação em direção à uma vida mais plena:
- Aquilo que estava em oposição, se reencontra,
- Aquilo que antes se excluía, se reconhece mutualmente,
- Aquilo que antes se combatia, se reconcilia.